Banner
Notícias

 
Estacionamento Rotativo - Decreto Garante Gratuidade a Idosos e Portadores e Necessidades Especiais

Um decreto publicado nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial do município, garante a gratuidade de tarifa para idosos e portadores de necessidades especiais, em vagas específicas, nas áreas do estacionamento rotativo Zona Azul, em Ipatinga. De acordo com o Executivo, a decisão – válida a partir desta sexta-feira (28) –, foi tomada em atendimento a pedidos da comunidade.

A medida foi oficializada por meio do Decreto 9.093/19. O benefício da gratuidade é assegurado para a permanência pelo tempo de até duas horas nas vagas destinadas a esse público específico. Além disso, é preciso que o usuário esteja portando o cartão oficial de identificação no painel dianteiro do veículo.

A gratuidade no pagamento da tarifa só é garantida aos idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais quando os beneficiados estiverem fazendo o uso das vagas destinadas a eles por lei. Não pode ser qualquer vaga. Outro detalhe é que a gratuidade do pagamento de tarifa vale somente durante o tempo-limite previsto na Zona Azul, que é de duas horas.

O estacionamento rotativo implantando em Ipatinga no mês de março visa organizar o trânsito e o fluxo de vagas de estacionamento nos centros de compras da cidade. Além do Centro e do bairro Horto, ele será expandido também para áreas do Canaã e Cidade Nobre.

Onde fazer o cartão?

Em Ipatinga, o processo para retirada da credencial do idoso é gratuito. O documento é fornecido no Departamento de Trânsito, no 5º andar da Prefeitura. O requerente deve apresentar cópia da Carteira de Habilitação e comprovante de endereço. Já os portadores de necessidades especiais devem se dirigir à sede da Associação de Deficientes Físicos de Ipatinga (Adefiva), na rua Turmalina, 215, no Iguaçu, para requerer o selo.

 
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em resposta à matéria veiculada no dia de ontem (26/06) pela Prefeitura Municipal de Ipatinga, o Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), esclarece que não deixou de atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), muito pelo contrário, mais de 70% dos atendimentos da Instituição são voltados ao SUS.

Referência para uma população de 1 milhão e 600 mil habitantes de 88 municípios da região Leste e Nordeste de MG, o Márcio Cunha é um hospital geral, credenciado para atendimentos de alta e média complexidade para o SUS. Diariamente o HMC recebe pacientes transferidos de acordo com a disponibilidade de vaga, sendo que 86% das transferências são provenientes da Unidade de Pronto Atendimento e do Hospital Municipal de Ipatinga. A taxa de ocupação SUS do Hospital Márcio Cunha em 2019 está em média de 96% e a taxa de ocupação de hoje (27) é de 96,4%, sendo que 69,2% refere-se a pacientes internados da microrregião de Ipatinga, 18,6% a de Fabriciano, 7,5% a de Caratinga e 4,7% as demais regiões que o Hospital Márcio Cunha é referência.  De janeiro a junho deste ano o número de pacientes do SUS internados no HMC chegou a 1.800 média/mês, sendo que 80% dos casos atendidos eram de urgência e emergência.

O HMC tem garantido o atendimento nas transferências com acesso imediato aos pacientes nos casos de emergências e alta complexidade que tem somente o Márcio Cunha como referência. Na tentativa de aumentar a capacidade de atendimento aos pacientes do SUS no mês passado o HMC disponibilizou 10 novos leitos cirúrgicos.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 10 de 72

Publicidade

talentus s.jpg