Banner
Outubro Rosa em Timóteo

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida promoverá uma série de atividades alusivas à campanha nacional “Outubro Rosa”. O evento é realizado anualmente com a intenção de alertar a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

As unidades de saúde do município de Timóteo já estão devidamente decoradas com o tema da campanha nacional “Outubro Rosa”. As atividades ocorrerão durante todo o mês, com orientações nas unidades de saúde e pelas equipes de Saúde da Família, palestras e ações educativas.

Na segunda feira, a Unidade de Saúde Cornélia Assis Duarte fará blitz educativa às 7h e 13h, em frente Praça 29 de Abril. Será usado um grande laço rosa como símbolo da união em prol da promoção da saúde da mulher. Já a Unidade do Quitandinha promoverá uma palestra com o tema “Olhar sobre a alta incidência dos diversos cânceres que acometem principalmente as mulheres”, ministrada por representante da Associação Viva.

As usuárias da Unidade de Saúde do Ana Moura participarão da palestra “Importância dos exames de prevenção da mulher”, com a médica Raquel Delfim, às 17:30, seguida de um evento de confraternização.  No horário de 18h às 20h, serão realizados exames preventivos.

 

 
Usisaúde implanta sistema de atendimento por reconhecimento facial no HMC

De forma personalizada e inovadora, a Fundação São Francisco Xavier iniciou, o autoatendimento por meio de totens com sistema de reconhecimento facial nos consultórios do Hospital Márcio Cunha (HMC), para os beneficiários da Usisaúde.

A tecnologia de validação do reconhecimento facial consiste em mapear a imagem do rosto de uma pessoa, gravando as distâncias entre pontos específicos, baseando-se pelos olhos, boca e nariz. O cliente precisa cadastrar a sua biometria facial uma única vez no autoatendimento, e em menos de um minuto o processo será efetivado. Ao posicionar-se em frente ao totem de reconhecimento facial, localizado na recepção do ambulatório do HMC I, basta informar o número do CPF, registrar sua foto e confirmar o cadastro. Após o reconhecimento facial, em apenas duas etapas o cliente confirma o seu agendamento ambulatorial e é direcionado para o consultório de atendimento.

Com a implantação do reconhecimento facial, os atendimentos médicos e multidisciplinares ficarão mais rápidos e eficazes.

A nova ferramenta será implantada em outras unidades da Fundação ainda em 2019. A intenção é expandir o uso do reconhecimento facial aos outros locais que possuem atendimento ambulatorial.

 
Campanha de vacinação contra Sarampo

Com o objetivo de prevenir o contágio de sarampo no município, a Prefeitura de Ipatinga já assegurou 5.600 doses da vacina Tríplice Viral para realizar a primeira etapa da campanha de vacinação contra a doença. Entre os dias 7 e 25 de outubro, 17 salas de vacinação da cidade estarão abertas, com o objetivo de proteger, inicialmente, crianças de seis meses aos cinco anos de idade. O atendimento será das 7h30 às 17h30.

No sábado, 19 de outubro, haverá o “Dia D”, com todas as Unidades de Saúde abertas para vacinação exclusiva deste público, das 7h30 às 16h30. Durante a ação, será avaliada pelos profissionais a situação vacinal de cada paciente. Além do sarampo, a Tríplice Viral protege ainda contra a caxumba e a rubéola, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Mara Fernanda Andrade, “apesar da redução no envio de algumas vacinas por parte do governo do Estado, o governo municipal vem se empenhando para assegurar o quantitativo necessário de doses para proteger a população”.

Nos últimos dias, o governo estadual declarou que Minas Gerais se encontra em estado de surto de sarampo. Até o momento, Ipatinga já notificou oito casos suspeitos.

Por se tratar de uma doença respiratória, altamente contagiosa, a recomendação é de que seja aplicada doses da vacina em crianças com seis, 12 e 15 meses de idade. Adultos até 29 anos ainda não imunizados devem tomar duas doses da vacina e, entre 30 a 49 anos, uma dose.

Vacinação em adultos

De 18 a 30 de novembro, será a vez dos jovens de 20 a 29 anos. Para esse público, o “Dia D” acontecerá em 30 de novembro, data final da campanha.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 3 de 82

Publicidade

ot visao.jpg