Banner

Geral


Capa

 
Notícias

 
Criadora da escultura ‘Millenium’ revitaliza obras que ornamentam espaço público

A escultura ‘Millenium’, concebida pela internacional artista plástica Vilma Nöel e que ornamenta estrategicamente um canteiro gramado junto à BR-381, na entrada do bairro Iguaçu, recebeu no último fim de semana uma nova cor, fato que tem chamado a atenção de muitos que passam pelo local. Do bronze, peças expostas no local passaram para o branco. Segundo a criadora das obras de arte, “a mudança se fez necessária para haver um contraste entre o verde e a escultura. Além do mais, o branco é a reunião de todas as cores e faz menção à pureza. Outro fator primordial que considerei no momento da transformação é que a cor branca é de fácil manutenção. Não me resta dúvida de que essa nova tonalidade deixou a peça mais chique, mais contemporânea”, comentou.

A decisão de pintar o monumento central, que tem dez metros de altura, bem como as peças acessórias, foi da própria escultora, que procurou a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer para informar sobre a alteração de cor e buscar parcerias para realizar outras intervenções de melhorias nas obras.

Além da escultura ‘Millenium’, no local há outras oito peças da coletânea dispostas no gramado e que foram igualmente pintadas. Algumas das esculturas que também fazem parte do conjunto da obra foram remanejadas para as proximidades do Shopping do Vale do Aço.

Parceria

O gerente da Seção de Patrimônio e Incentivo a Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Thiago Vaz, conta que a obra ‘Millenium’ é um dos itens que foi recentemente incluído no processo de inventário do município, um dos instrumentos de proteção do patrimônio cultural previstos na Constituição Federal ao lado de outros como o tombamento e registro.

“A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria, vem realizando um novo processo de atualização e revisão dos inventários e tombamentos de vários patrimônios históricos e culturais do município, visando sua valorização. E as obras de arte da Vilma fazem parte deste pacote”, explicou.

Com a iniciativa, o Executivo municipal pretende preservar, por meio de políticas públicas de preservação cultural, a memória, a tradição e a identidade de pontos turísticos da cidade, históricos, artístico, arquitetônicos e urbanísticos. Além de atender às exigências do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), através da Normativa 06/2018 do CONEP, e assim melhorar sua pontuação no ICMS Patrimônio Cultural para o exercício de 2020.

“O atual governo entende a necessidade de preservar a identidade da nossa região. Enquanto o tombamento normalmente salvaguarda bens considerados notáveis, o inventário tem um alcance mais amplo, já que pode ser utilizado para proteger bens culturais mais singelos, que podem guardar elementos que remetem à identidade de uma época, comunidade ou lugar”, concluiu.

 

História

Inaugurada em 2007, a escultura principal denominada ‘Millenium’ abriga, em uma espécie de torre, todas as formas das esculturas separadas instaladas em seu entorno. A artista conta que o trabalho foi arquitetado com inspiração na fase promissora que vivia a região, por causa da expansão industrial. Em sua totalidade, as peças foram construídas ao longo de dez anos.

“A obra demorou dez minutos para ser elaborada, dez anos para ficar pronta. Utilizei dez toneladas de metal para criar as peças. O topo da escultura principal dá ideia de vida contínua. Acredito muito que nós, humanos, somos parte da natureza, e todos os meus trabalhos carregam esse conceito. Sendo assim, espero que as obras reunidas tragam uma mensagem de renovação”, destacou Vilma.

 

Nascida em Diamantina, mas tendo passado sua infância e parte da adolescência em Dionísio e São Domingos do Prata, Vilma Nöel conta que a inspiração para criação das peças veio da metafísica, doutrina que ela aplica tanto nas obras quanto na forma de encarar a vida. A artista é reconhecida no país e no exterior por suas esculturas em bronze, aço inoxidável e granito. Ela mantém estúdios em Nova Iorque, Rio de Janeiro e Minas.

 
Little Kickers promove evento especial em Ipatinga

Com foco para toda a família, empresa promove dia repleto de atividades e brincadeiras para celebrar a inauguração da unidade no Cariru Tênis Clube

Estimular a prática esportiva e proporcionar novas experiências aos praticantes! Com isso em mente, a unidade de Ipatinga da Little Kickers, rede que une inglês e futebol dentro da mesma metodologia, abre suas portas ao público para um evento especial de inauguração no sábado (02/02).

“Nossa proposta é mostrar que o futebol também pode ser uma ferramenta de ensino. Procuramos através de nosso projeto, onde um professor fala 100% em inglês e o outro é focado na parte de Educação Física, oferecer aulas não convencionais onde o foco não é a competição, mas sim, ensinar e desenvolver aptidões sociais como trabalho em equipe, coordenação motora, compartilhamento, noções do idioma em inglês, tudo através do lúdico”, afirmam Rogéria Valentim e Jacqueline Valentim, responsáveis pela unidade em Ipatinga.

Além das aulas abertas, o evento que acontece no Cariru Tênis Clube, contará com food truck, pipoca, algodão doce, recreação e atividades com o mascote da Little Kickers, Lenny, além do sorteio de um kit festa pegue e monte promovido pela Bete Festas. O evento é aberto e gratuito, no entanto, a participação nas aulas é limitada a 15 alunos por horário.

Programação – Aulas: 09h30 às 10h30 – 2 anos a 3 anos e 5 meses; 10h30 às 11h30 – 3 anos e meio a 4 anos e 11 meses; 11h30 às 12h30 – 5 a 7 anos

· Obs: Os convidados não poderão utilizar as demais dependências do clube durante o dia.

Sobre a Little Kickers

A rede surgiu em 2002 na Inglaterra e logo se espalhou por outros países que viram o potencial da franquia e sua metodologia. O sistema de ensino conta com mais de 350 palavras trabalhadas no programa, com foco principal no lado lúdico do ensino, com a metodologia própria play not push™, que foi desenvolvida por especialistas da universidade de Cambridge e da Federação Inglesa de Futebol.

 

No Brasil, a franquia chegou em 2014, por meio dos sócios Everson e Michele Pergher, um casal que viveu alguns anos na Austrália e teve o seu primeiro contato por lá. Atualmente, são mais de 4.000 crianças matriculadas em suas sedes, condomínios, clubes e escolas entre as 29 áreas de franquia no país. Em 2018, a rede foi eleita pelo Guia de Franquias da Pequenas Empresas & Grandes Negócios como uma das 25 melhores franquias do setor de Sáude e Bem Estar.

 
Vereadores de Ipatinga elegem Mesa Diretora para biênio 2019/2020

Em sessão extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira (19), os vereadores da Câmara de Ipatinga reelegeram Jadson Heleno (SD) presidente do Legislativo. O parlamentar irá integrar a Mesa Diretora, ao lado do vice-presidente, Sebastião Guedes (PT), Adiel Oliveira (PV), 1º secretário e Osimar Barbosa (PSL), 2º secretário, durante o biênio 2019/2020.

Para a eleição, apenas uma chapa foi inscrita. Sob o lema “Parlamento Forte”, a composição recebeu 19 votos, sendo eleita por unanimidade. O pleito foi atípico e permitiu a reeleição de um integrante para o mesmo cargo.

A ressalva está prevista no regimento interno da Casa, no artigo 16, parágrafo 2º, que diz “O Vereador que assumir o cargo na Mesa para complementação do mandato não estará impedido de concorrer ao mesmo cargo na eleição subseqüente”. Jadson assumiu o posto em junho, em razão da eleição de Nardyello Rocha, então presidente da Câmara, para prefeito.

O presidente reeleito, Jadson Heleno, relatou o que pretende fazer nos próximos dois anos. “Queremos continuar com uma metodologia que vem dando certo, nosso desafio é continuar o trabalho, de forma efetiva, transparente e democrática, ouvindo as pessoas”, concluiu.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 51